
Vestimenta De Los Tlaxcaltecas – Sem dúvida, foi um dos aspectos mais importantes do mundo para o exército hispânico. Uma das necessidades mais importantes para a sobrevivência de tribos, nações e impérios autogovernados eram os militares.
No caso dos Tlaxcala, os elementos mais importantes que os diferenciam de outros exércitos seriam: seus uniformes, seus símbolos e suas unidades. Em termos de vestimenta, o vermelho e o branco serão de grande importância para distingui-los, pois são as cores de seu deus, Camaxtli, o deus da guerra e da caça. No que diz respeito aos símbolos, o mais conhecido é o corvo, que prevaleceria na área naqueles anos. As unidades principais serão: lutadores de maça, arqueiros e lutadores de elite, ou seja.
Vestimenta De Los Tlaxcaltecas
Nos tempos pré-hispânicos, os militares eram organizados de maneira um pouco diferente do que são hoje, embora o objetivo fosse o mesmo. Os meios de comunicação eram muito simples e muito notórios, só para dar um exemplo os capitães do exército mesoamericano tinham que usar condecorações muito conspícuas para indicar seu status, tornando-os um alvo fácil de encontrar. Comandantes e até reis (señoríos/Tlatoanis) iam à batalha acompanhados de carregadores (Tamemes) e muitas mulheres ao longo do caminho para preparar alimentos, sem os quais as campanhas militares não teriam sido possíveis.
Murales De Cacaxtla; Imágenes Milenarias Que Resguardan El Pasado De Mesoamérica
A organização do exército baseava-se em um comando sob o controle de quatro grandes generais em Tlaxcala, mas não era um exército centralizado como é hoje, mas era composto por líderes semi-autônomos que o organizaram. . Os Otomi tinham seus próprios comandantes militares, mas, em última análise, dependiam dos chefes tlaxcalanos. Em suma, o exército consistia em todos os homens disponíveis para a guerra, tanto tlaxcalanos quanto otomis, chefes de família, mulheres, bem como uma seleção de guerreiros e seus capitães.
Como não havia animais de tração, as pessoas tinham que carregar tudo nas costas. Geralmente de classe humilde (macehual), os Tamemes eram profissionais, pois desde a infância se dedicavam ao comércio. A sua importância no exército baseava-se no transporte de todos os mantimentos para os soldados, desde alimentos a armas.
Embora as mulheres não tenham lutado em guerras (ou pelo menos é o que sabemos), as mulheres eram especialmente importantes porque estavam envolvidas no fornecimento de alimentos e, em muitos casos, no tratamento dos feridos. Sem as mulheres, o exército não poderia ter ido além de seus limites. E o manuscrito de Glasgow mostra vários trajes e roupas dos tlaxcalanos e dos povos indígenas contra os quais eles lutaram: huipiles, sandálias, makhalas, protetores de orelha, bochechas, colares, pulseiras, penteados, cocares, leques e pinturas faciais, parte de suas roupas, mostrando-nos uma série de itens em que foram usados O acima deu informações sobre a classe social e o gênero que representam na sociedade.
Tlahuicole, El Guerrero Mas Fuerte En La Historia De México
Huipil é uma vestimenta feminina em forma de vestido, que os padres espanhóis descrevem como “camisa de mulher” porque é acompanhada por uma saia longa, da qual apenas metade é vista no planalto central.
Ambas as partes, huipil e saia, são ricamente decoradas. A versão pintada por Genaro López tem 13 desenhos diferentes de huipil e 12 desenhos de saias.
Quanto às outras versões, notamos que os desenhos geralmente variam de acordo com o estilo do artista. Por exemplo, em
Cautivan Huehues Tlaxcaltecas A Habitantes De Bustamante, Nuevo León
Diferentes huipils podem ser observados e, ao contrário de outras versões, podemos confirmar que o material de que são feitos também está representado, com oito mulheres usando esquis junas, indicando uma classe social inferior.
Malinche, a mulher mais representada no Lienzo de Tlaxcala, é a que veste mais huipile. Um dos mais destacados é aquele que o veste de guerreiro. Na placa 22 da guerra contra Tepozotlan, Malinche carrega um escudo espanhol; O desenho Huipil é único na tela e cria uma combinação mágica com as cores.
Este mesmo desenho é semelhante à pintura corporal de um guerreiro invicto de importante status no manuscrito de Muñoz Camargo em Glasgow.
Qué Es El Lienzo De Tlaxcala?
Foi usado pela elite em tempos pré-hispânicos. Em Lienzo, os principais tlaxcalanos, mensageiros e vários outros grandes guerreiros usam sapatos ou huaraches, exceto pelas duas placas nas quais está representado um homem.
(carregador) com sandálias. Isso pode ser visto na cópia de Genaro López e Juan Manuel Yllañes, enquanto na cópia de Diego Muñoz Camargo, a maioria dos homens usa sandálias, independentemente de sua função. Em contraste, a cópia de Lopez é uma cópia com um
Maxtlas também é chamado de tanga. É uma roupa masculina que cobre a parte íntima do homem e vai até o meio das pernas. Na cópia de López, oito desenhos diferentes são desenhados, entre os quais se destacam o desenho com vários nós na frente, além de alguns desenhos como uma borda na parte pendente da frente. Embora usado por todos os homens, independentemente da classe social, seria o adorno da vestimenta que faria as distinções sociais.
Reconoce Gobierno Del Estado Labor De Educadoras Tlaxcaltecas
Tilmas são cobertores que parecem coberturas de cabeça e eram usados apenas por chefes ou governantes. No caso das cidades tlaxcalanas, segundo Lienzo, elas eram presas na frente para se ajustar ao corpo.
Os desenhos, como os huipils, são muito variados. Existe uma tilma especial usada por Xicotencatl. Em três versões do Lienzo vemos que a tilma é decorada com pequenos nós vermelhos. Este design é semelhante ao representado no Codex Tudela e no Codex Magliablechi, que eles mencionam em conexão com Quetzalcoatl.
Decorações. As joias, como apontou Claude Stresser-Pie, indicavam o status social das pessoas. Quanto maior o seu status, mais roupas eles usariam, então eles seriam representados no código com piercings no nariz, brincos, colares, bezots, pulseiras e leques. de sua condição social.
El Huipil: Qué Es, Cómo Usarlo Y El Origen De Una Prenda Muy Mexicana
A pintura facial durou pouco e não se limitou à classe alta. Em vez disso, tatuagens ou cicatrizes eram feridas ou incrustações de pele associadas ao poder político.
No Lienzo de Tlaxcala você pode ver várias imagens desse tipo, como o mensageiro com uma cicatriz no rosto e uma tatuagem de lua nas pernas.
Outra vestimenta de destaque da elite governante mesoamericana eram seus leques. No Lienzo de Tlaxcala podemos ver esta arte plumária nas mãos do Sr. Tlaxcala.
Danzantes Mantienen Costumbre Viva
No México pré-hispânico, o cabelo é muito importante, um dos três espíritos (tonalli), e também um elo com o mundo dos deuses. Homens e mulheres tinham cabelos compridos. Dependendo da região ou evento, usam fitas, pedras ou penas. As mulheres casadas amarravam os cabelos com uma fita ou ergot.
O cocar Tlaxcalan era uma característica distintiva dos quatro chefes. Era uma fita composta por duas fitas brancas e vermelhas trançadas decoradas com penas nas costas.
, 2 v., introdução, paleontologia, glossário e notas de Josefina García Quintana e Alfredo López Austin, México, Conselho Nacional de Cultura e Artes- Alianza Editorial Mexicana, 1989, (Cien de México).
Danza Negritos De Marcas Es Declarado Patrimonio Cultural De La Nación
Todos os direitos reservados. Esta página pode ser copiada para fins não comerciais, desde que não seja infringente, e que a fonte completa e seu endereço de e-mail sejam reconhecidos; caso contrário, é necessária a permissão por escrito da instituição. A responsabilidade pelo material publicado é exclusivamente de seus autores.Talvez seja confusão e frustração que explique por que 400 espanhóis e quinze cavalos marcharam sem impedimentos a caminho de uma cidade como México-Tenochtitlan. Durante anos, presságios terríveis em Tenochtitlan somaram-se à antiga crença de que o bom deus Quetzalcoatl retornaria e promoveram a ideia de que os recém-chegados eram deuses. Isso, além do principal apoio dos tlaxcalanos, aliados de Cortes, que vingaram sua rendição aos mexicanos, valeram a derrota destes últimos.
Naquela época, os mexicanos tinham os espanhóis em suas casas, mas não mostravam nenhuma intenção direta de guerra. Portanto, temos uma cidade mista. Ninguém esperava o que aconteceu dentro do Templo Mayor, ninguém acreditou.
Capitães, mexicanos… venham aqui. Vamos todos armados: escudos, insígnias, flechas!… Venham depressa, fujam: os capitães estão mortos, nossos guerreiros estão mortos!… Estão destruídos, ó capitães mexicanos.
Cacaxtla Xochitécatl, El Fascinante Patrimonio Arqueológico De Tlaxcala
Quando suas intenções de guerra se tornaram conhecidas, Moctezuma se recusou a permitir que seu povo lutasse. Muitos o chamavam de covarde (na verdade, dizem que ele poderia morrer com uma pedra atirada por seus próprios homens). Segundo os relatos de Fernando de Alva Ixtlixóchitl:
Até certo ponto, não se sabia como Motecuhzoma morreu: Diz-se que um deles (
Leave a Reply