Planos Anatomicos En Animales Ad5a4de76

Planos Anatomicos En Animales – Carlos López Plana – Email Pedro Mayor Aparicio – Departamento de Saúde Animal e Anatomia Faculdade de Veterinária Universidade Autônoma de Barcelona Atribuição – Não Comercial – Sem Derivados (by-nc-nd) Este documento está licenciado sob uma licença Creative Commons. É permitida a reprodução total ou parcial e a divulgação pública da obra, desde que não se destine a fins comerciais e que seja reconhecida a autoria da obra original. A criação de obras derivadas não é permitida. –

A entrada no espaço europeu do ensino superior e o desenho das novas licenciaturas alteram a forma tradicional de organizar o processo de ensino e aprendizagem e o objetivo é alcançar um modelo educativo baseado na aprendizagem ativa do aluno. Nesse sentido, as tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel importante na revitalização do método de ensino e, principalmente, em disciplinas que exigem informações iconográficas, como a anatomia.

Planos Anatomicos En Animales

Planos Anatomicos En Animales

O atlas, que apresentamos em forma de página web, fornece 325 imagens, organizadas e anotadas, que acreditamos serem representativas da anatomia seccional canina. Este trabalho abrange todas as regiões do corpo através de diferentes planos anatômicos (transversal, sagital e dorsal) e visa aproximar o aluno do conhecimento e compreensão da anatomia topográfica do animal.

Introduccion A La Anatomia

O atlas faz parte de uma série de páginas da web dedicadas à anatomia canina publicadas ao longo dos anos:

Planos Anatomicos En Animales

Estes documentos são disponibilizados como ferramentas de aprendizagem do aluno em suporte digital que podem ser acedidos online. Pretendemos utilizar estes materiais pedagógicos para reforçar as aulas presenciais e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma aprendizagem presencial, autónoma e ativa e potenciando o protagonismo dos alunos. Processo de treinamento.

Entre os objetivos específicos que o aluno pode alcançar com o atlas de anatomia canina, destacamos:

Planos Anatomicos En Animales

Planos Anatomicos De Animales

· Compreender a organização topográfica da fauna. O estudo da anatomia transversal de várias partes do corpo fornece uma representação visual da localização, tamanho, forma e relação das estruturas e geralmente permite uma apreciação da organização tridimensional do organismo.

· Obter uma base para a interpretação de imagens obtidas com tecnologias de diagnóstico por imagem (como raios X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética).

Planos Anatomicos En Animales

Os autores agradecem a Carme Prats e Sonia Tort, auxiliares de laboratório do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina Veterinária da UAB, pela assistência técnica, vontade e dedicação durante a confecção do atlas, principalmente durante a aquisição dos cortes anatômicos. Obrigado também ao Dr. Vicente Age, neuroanatomista e professor da nossa Unitat de Anatomia, pela sua ajuda entusiástica na descrição e definição das estruturas do sistema nervoso central.

Muestras. Biopsia. Citología

Os autores agradecem o reconhecimento e o apoio financeiro da Universidade Autônoma de Barcelona (Projects de Support a la Innovacio Docente2016) para o desenvolvimento deste projeto.

Planos Anatomicos En Animales

Nenhum animal foi sacrificado para uso no desenvolvimento deste trabalho. Os cadáveres utilizados nas dissecações foram doados ao Departamento de Anatomia Veterinária da UAB. Após a eutanásia, os animais foram fixados por perfusão vascular com solução de formaldeído a 4% e congelados a -18°C. Os cortes foram obtidos com serra de fita elétrica em carcaças congeladas ou partes delas. Após enxágue completo com água, os cortes foram fotografados de ambos os lados, incluindo o corte inteiro. Além disso, a ampliação fotográfica de áreas específicas foi realizada em várias seções para visualizar e identificar estruturas importantes.

Detalhes anatômicos considerados relevantes são identificados em cada figura. A terminologia utilizada segue a Illustrated Veterinary Anatomical Nomenclature (1996). O trabalho mais recente “Illustrated Veterinary Anatomical Nomenclature” (2012) também é levado em consideração, incorporando as alterações incluídas na Nomina Anatomica Veterinaryia 5ª edição (2005).

Planos Anatomicos En Animales

Planos Y Regiones Anatomicas Animales

Quando o documento está aberto, um índice geral é exibido no quadro esquerdo, o que permite acessar diferentes seções da web. Imagens de cortes anatômicos podem ser acessadas nas tabelas de imagens. O site contém imagens de cortes anatômicos de cães feitos a partir de planos corporais transversais, sagitais e dorsais seriados da cabeça, pescoço e tronco, bem como dos órgãos torácicos e pélvicos.

As imagens são documentos em formato PDF. O Adobe Acrobat Reader deve ser instalado para visualizá-lo. Observe que cada navegador tem suas próprias configurações para controlar como os arquivos PDF são abertos em uma página da web; Os navegadores geralmente abrem esses arquivos no próprio navegador, o que impede muitos recursos dos documentos PDF. Para alterar o comportamento de exibição, siga as instruções no documento de ajuda do Acrobat “Exibir PDF em um navegador” ou consulte a documentação do seu navegador para saber como controlar os plug-ins. Estas instruções variam dependendo do navegador que você usa; No caso específico do Chrome, pode ser necessário desabilitar o visualizador de PDF do navegador.

Planos Anatomicos En Animales

A Figura 1 mostra um exemplo mostrando o layout geral de uma seção do atlas, incluindo vários símbolos ou indicadores para facilitar a localização, orientação e identificação anatômica das estruturas. Cada figura possui duas notas (Figura 1, Índice 1) que podem ser abertas com um clique do mouse. Essas notas contêm as informações necessárias para entender a anatomia e uma lista das estruturas mais características encontradas na seção. Como alternativa, você pode usar a opção “Mostrar aplicativo de comentário” no Adobe Acrobat Reader com o botão direito do mouse. Neste caso, duas notas são abertas ao mesmo tempo no lado direito da janela.

Atlas De Anatomía Del Gato

Figura 1. Uma imagem transversal tirada ao nível do peito do animal. Vários indicadores facilitam a localização, orientação e identificação anatômica das estruturas. 1. Etiquetas informativas com descrição geral do corte apresentado e identificação das estruturas anatômicas. 2. Corte e localização da região anatômica no conjunto de cortes realizados na carcaça. 3. Indicador visual da posição do corte na carcaça. 4. Índice de orientação (dorsal/ventral e esquerda/direita). 5. Ponto índice de observação da seção (cranial ou caudal).

Planos Anatomicos En Animales

A, Aa: artéria, artérias C: cabeça (parte muscular) M, Mm: músculos, músculos N, Nn: nervos, nervos P: parte, parte

R: ramo, ramo V, Vv: veia, veias C, T, L, S, Cd: referem-se às vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacrais ou caudais, respectivamente. Também pode indicar nervos espinhais relacionados

Planos Anatomicos En Animales

Anatomía De Las Serpientes

O plano transversal forma um ângulo reto com o eixo longitudinal do animal (Figura 2); Assim, é o plano que divide o organismo em cranial (ou rostral no caso da cabeça) e caudal.

Duas carcaças de cães de peso semelhante (cerca de 15 kg), uma fêmea e um macho, foram utilizadas na preparação da coleta dos cortes transversais. Em cada um deles foram feitos diferentes cortes seriados com espessuras variadas de aproximadamente 1,5 a 3 cm. A coleta de cortes transversais abrange diferentes regiões do corpo (cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve) (Figura 3).

Planos Anatomicos En Animales

Figura 3. Silhueta de animal (A) ilustrando a localização dos vários cortes transversais em uma das carcaças utilizadas. Uma imagem normal (B) cobre toda a seção. As imagens ampliadas (C e D) permitem a visualização e identificação mais detalhada das estruturas mais importantes do trecho.

Anatomía Animal. Técnicas Digitales Para La Reconstrucción Escultórica De La Apariencia Original De Un Modelo De Cera Del Siglo Xix

Para a cabeça, pescoço e tórax, os cortes repetidos que não trouxeram novas informações em relação aos cortes originalmente selecionados de um dos dois animais foram descartados para evitar repetições desnecessárias.

Planos Anatomicos En Animales

Abdômen e pelve incluem todas as seções de ambos os animais para representar as diferentes posições, formas e relações dos órgãos urogenitais masculinos e femininos. Tentativas também foram feitas para refletir as diferenças morfológicas individuais no tamanho, forma e relações anatômicas dos órgãos digestivos abdominais, especialmente o estômago, com seus vários graus de enchimento.

O baço é um órgão cuja posição e tamanho podem variar tanto por sua ligação topográfica com o estômago quanto por sua função de reservatório de sangue. Em ambos os cadáveres de animais sacrificados com barbitúricos e perfundidos vascularmente com fixador, o baço estava aumentado e deslocado de sua posição normal. Esse fator altera consequentemente a topografia dos órgãos abdominais e suas relações.

Planos Anatomicos En Animales

Clínica Veterinaria De Pequeños Animales Revista Nº3 V41 2021 By Clinica Veterinaria De Pequeños Animales

As imagens transversais podem ser visualizadas de uma perspectiva cranial ou caudal (Figura 4). De preferência uma visão

Related Posts

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.*