Imagenes De Los Alebrijes 75b0f31c1

Imagenes De Los Alebrijes – Alebrijes são esculturas feitas de madeira ou papelão, um artesanato tradicional mexicano. Eles mostram criaturas incríveis que parecem quimeras. Por exemplo, um alebrije pode consistir no corpo de um lobo, nas asas de uma cabeça e na cabeça de um dragão. Eles costumam ser muito coloridos e detalhados, tornando-os adoráveis ​​e impressionantes.

“Alebrije” é uma palavra fictícia sem nenhum significado real. No entanto, é provavelmente um portmanteau onde duas ou mais palavras são combinadas (curiosamente, como um alebrije é uma combinação de duas ou mais palavras). Acredita-se que seja uma combinação das palavras espanholas “Alegría” que significa alegria, “Bruja” que significa bruxa e “Emdaje” que significa desenhar ou deixar algo. Em outras palavras, “alebrije” pode ser definido como uma bruxa (ou uma boa criatura) que pintou a felicidade.

Imagenes De Los Alebrijes

Imagenes De Los Alebrijes

Curiosidade: você sabia que nunca verá dois Alebrijes iguais? Bem, agora você sabe!

Alebrije, Xolotl: Dios Perro

Alebrijes começou no México em 1936 e a primeira página de Alebrijes recebeu o nome de Pedro Linares, um artista mexicano. Pedro Linares especializou-se na confecção de máscaras de carnaval, bonecos de “Judas” e pinatas, que vende em La Merced e outros mercados.

Imagenes De Los Alebrijes

O trabalho de Linares como artista de papel machê foi excelente. Diego Rivera e Frida Kahlo colecionavam suas criações antes mesmo de ela criar os primeiros Alebrijes.

A palavra “alebrije” foi cunhada pelo artista mexicano Pedro Linares López. Segundo a tradição, Linares ficou muito doente aos 30 anos. Ele teve febre, perdeu a consciência e então teve um sonho de que estava curado e caminhava por uma floresta estranha e pacífica.

Imagenes De Los Alebrijes

Alebrijes Folk Art Mask Workshop

Ele continuou a caminhar por esta floresta de sonhos, as rochas, nuvens e árvores começaram a mudar de forma, assumindo criaturas semelhantes a quimeras. Sem saber se eram bons ou ruins, Linares ouviu as criaturas gritando: “Alebrije! Alebriye! Alebriye!” trabalhando desde a infância. .

Pedro Linares nasceu em 29 de junho de 1906 em La Merced, México. Treinado pelo pai em uma tradição familiar transmitida de geração em geração, tornou-se carpinteiro aos 12 anos. em fazer piñatas, figuras de “Judas” e máscaras, e continuou a torná-los populares enquanto morava na Cidade do México até meados da década de 1930.

Imagenes De Los Alebrijes

Em 1936, sofreu de peritonite e teve um sonho visionário que o levou ao desenvolvimento artístico e à ideia dos alebrijes. Embora as quimeras de papel machê nunca tenham sido muito populares – “Elas eram muito feias”, disse Linares – ele continuou a refiná-las e torná-las mais coloridas. Depois de serem selecionados pela grande galeria de arte, eles atraíram os famosos artistas Diego Rivera e Frida Kahlo, que imediatamente reconheceram o valor de seu trabalho e começaram a usar seus alebrijes regularmente.

Alebrijes, Las Figuras Fantásticas Más Coloridas Del Arte Popular Mexicano

Embora Linares tenha se tornado famoso no México após a popularidade dos alebrijes, foi somente em 1975, com o lançamento do documentário de Judith Bronowski, Pedro Linares: Artesano Cartonero, que ele ganhou reconhecimento internacional. À medida que sua fama crescia, ele viajou pelo mundo exibindo seu trabalho e conduzindo workshops onde ensinava sua arte. Entre seus alunos mais famosos estava o artista de Oaxaca Manuel Jimenez, que já havia trabalhado em um estilo diferente e conduziu a ideia do alebrije em sua direção.

Imagenes De Los Alebrijes

Em 1990, Pedro Linares recebeu o Prémio Nacional das Artes e Ciências. Dois anos depois, aos 85 anos, Linares morreu de complicações de úlceras estomacais, o mesmo problema que o levou a dormir tanto aos 30 anos com o qual lutou pelo resto da vida. Ele deixa três filhos, oito netos e três bisnetos, muitos dos quais continuam sua arte e legado até hoje.

Manuel Jiménez Ramírez foi apresentado aos alebrijes por Pedro Linares, que trouxe a ideia para sua cidade natal, San Antonio Arrazola, em Oaxaca, México. Embora os alebrijes fossem novidade para ele, Jiménez não era estranho à arte popular mexicana e já havia se estabelecido como um grande talento. Usando suas habilidades de escultura em madeira, Jiménez começou a esculpir alebrijes de talhadias, um recurso local de Oaxaca. Além disso, ele foi guiado pelo espírito e se distanciou das criaturas quimeras de Linares, preferindo perguntar aos animais com base nas religiões mesoamericanas de imunidade.

Imagenes De Los Alebrijes

Trinx Psychedelic Pegasus Alebrije

Embora a escultura em madeira fosse uma característica tradicional de Oaxaca, o sucesso dos alebrijes de Manuel Jiménez tornou-a popular e floresceu nos negócios. Hoje existem três grandes cidades em Oaxaca que são a principal fonte de comércio e artesanato: San Martin Tilcajete, San Antonio Arrazola e La Unión Tejalapan. Não é incomum que toda a família esteja envolvida na marcenaria, com os homens fazendo a maior parte da colheita e esculpindo, enquanto as mulheres costumam fazer a escultura. Como as assinaturas agregam valor, um membro proeminente da família assinará ele mesmo, mesmo que outros membros da família tenham ajudado a produzi-lo. E embora os artesanos de Oaxaca continuem a se beneficiar de seu ofício de alebrije, isso não é um problema, porque um dos efeitos negativos dos produtos de madeira desenvolvidos é o declínio das árvores de talhadia. O problema é ainda mais complicado pelo fato de que as árvores de talhadia demoram muito para crescer e são freqüentemente atacadas por árvores ilegais.

Em 2017, a Disney lançou “Coco”, um filme da Pixar Animation sobre Día de los Muertos e um menino que deve ir para a terra dos mortos. No filme, os alebrijes parecem ser verdadeiros à sua maneira, exceto que são guias espirituais bioluminescentes na terra dos mortos. Deve-se notar que os Alebrijes nada têm a ver com a tradição Día de los Muertos, nem foram concebidos como guias espirituais. Esta foi uma decisão criativa dos produtores pelas belas cores dos alebrijes e pelo sentimento universal que complementa os temas do filme e o cenário. No entanto, “Coco” fez muito sucesso e é difícil ignorar a impressão que deu a vários aspectos da cultura mexicana, incluindo alebrijes.

Imagenes De Los Alebrijes

Além da família Pedro Linares, outra artista famosa de Alebrije é Susana Buyo, que estudou arte popular mexicana em uma das oficinas da família Pedro Linares.

How Mexican Folk Artist Pedro Linares’s Fever Dream Led To The Magical Animals ‘alebrijes’

Susana é argentina e tem cidadania mexicana, e as crianças locais a chamam de “Señora de Los Monstruos”. O trabalho de Susana é amplamente visto no México e na Europa.

Imagenes De Los Alebrijes

A diferença entre sua obra e a de Pedro Linares é que ela contém expressões e pessoas mais simples. Em seu trabalho, ele também utiliza materiais não tradicionais, como pedras finas, pedras modernas e penas, que garantem durabilidade e inovação.

Embora existam muitos exemplares, especialmente na região de Oaxaca e na cidade de San Martin Tilcajete, é muito difícil encontrar obras originais de Pedro Linares Alebrijes à venda.

Imagenes De Los Alebrijes

Alebrijes: La Pesadilla Que Se Coló En El Arte Popular Mexicano

A coisa mais próxima que você pode encontrar é comprar de sua família, que continua a tradição artística de Alebrijes na Cidade do México.

Greg é consultor certificado de agave e sommelier de mezcal no Agave Spirits Institute. Ele está envolvido em vários projetos de destilados de agave no México, incluindo o processo Raicilla, bem como em sua própria fábrica de agave em Puerto Vallarta, Jalisco.

Imagenes De Los Alebrijes

Water bug (parts/articles-related-to-products.line 1) alebrijes, criaturas coloridas básicas que combinam vários corpos de animais, apareceram pela primeira vez na pesadilla de Pedro Linares quien cayó gravemente enfermo pero quien regreso a la vida gracias a estos guias espirituais.

Riot Of Art, Craft To March Through Mexico City For Annual Alebrijes Parade

O artesão herda o ofício do papelão do pai que se dedicava à fabricação dos judas, figuras de papelão que representam o diabo e seu filho queimados no sábado de glória.

Imagenes De Los Alebrijes

Foi em 1938 que Linares adoeceu gravemente e não tinha recursos para tratar o fato de estar vivendo em extrema pobreza. Um dia seu corpo não resistiu e ele desmaiou, entrando em uma espécie de coma, então sua família teve que esperar por ele.

En sueño veía una enorme campana a lo lejos flotando a la que se dirigía la gente. De pronto, ele entendeu que caminhava com os mortos que viu seu irmão no meio da multidão, só que ele havia caído quando era muito jovem.

Imagenes De Los Alebrijes

What Are Alebrijes?

—Sí me voy, nada más dime por donde porque no sé ni cómo llegué acá, respondeuió el cartonero.

Ao começar a andar chegou a um lugar escuro e seco, e nesse momento Pedro sentiu medo e enquanto o observava através da neblina, começaram a aparecer seres estranhos, como selos, que o olhavam com olhar demoníaco, parecendo famintos.

Imagenes De Los Alebrijes

De sua garganta saiu um som estranho que soava como “lebrija” ou “alebrije” de forma tão alta que ele teve que correr, e nesse momento acordou em sua cama cercado por sua família que chorava por sua morte.

Visita Los Alebrijes Monumentales En Paseo De La Reforma

Pedro recuperou o conhecimento e com angústia contou às irmãs e amigas os alebrijes que vira: um burro com asas e língua de

Imagenes De Los Alebrijes

Related Posts

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.*