Baixar O Livro Dos Cachos Pdf Bd57b5cae

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf – O cabelo é mais que uma parte do corpo, é uma linguagem, um meio de expressão e até um símbolo de resistência cultural. Essa é a análise que Nilma Lino Gómez, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta em seu livro “Sem Perder a Raiz: Corpo e Cabelo como Símbolos da Identidade Negra”, as ações e atividades desenvolvidas nos salões étnicos de Belo Horizonte e os penteados como expressão estética e a recriação e ressignificação de formas de identidade do negro. Homens e mulheres negros redescobriram e ressignificaram sua relação com os cabelos na vida adulta. E se esse apreço fosse cultivado na infância?

Queremos que todas as crianças apreciem identidades diferentes, por isso temos crianças que amam a si mesmas e a seus cabelos.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

A literatura infantil pode ser uma ponte para iniciar essas conversas. Selecionamos oito livros que colocam o cabelo em um contexto bonito, positivo e reflexivo.

Livro Edgar Morin Digital.pdf By Sesc Em São Paulo

“Betina” (Mazza Edições) Escrito por Nilma Lino Gómez e ilustrado por Denise Nascimento, este livro homenageia os antepassados ​​e é inspirado em histórias reais coletadas durante o doutorado da autora. As tranças dos cabelos de Bettina feitas pela avó estão repletas de histórias sobre seus predecessores, seus antepassados. O aprendizado sobre os penteados – que são como símbolos e têm diferentes significados no continente africano – é passado de geração em geração. Junto com a avó, a menina estudou, cresceu, tornou-se uma cabeleireira reconhecida e apreciava a beleza de muitos cabelos.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

“Ritinha Mil Cabelos” (Editora da Semente) Quem quer usar o mesmo look todos os dias? Rita, definitivamente não! Todos os dias da semana, alguém da família ou da vizinhança ajuda a menina a criar penteados: do lindo e poderoso preto às tranças nude feitas pelo avô. À medida que o cabelo toma forma e a semana passa, Ritinja espera que algo novo chegue à sua família. Além de valorizar a autoestima das crianças, essa narrativa explora as relações familiares de uma forma que foge dos estereótipos. Quem não gostaria de um vovô que passa a tarde trançando o cabelo do neto? Escrito por Paloma Monteiro e ilustrado por Daniel Gnatali.

No Black Power de Tayo (Peiropolis) O livro escrito por Kyusam de Oliveira e ilustrado por Taisa Borges é sobre Tayo, que significa “alegria” na língua africana iorubá. Tayo é uma garota de cabelos negros que se orgulha de seus cabelos cacheados, inventando todos os tipos de maneiras de estilizá-los. A personagem aprende a aceitar sua identidade respondendo a colegas que rotulam seu cabelo de “ruim”. “Seus cotovelos doem porque você não pode usar o mundo no cabelo”, diz a garotinha. A história é uma jornada de autoconfiança e ajuda meninas e meninos a fortalecer seus cachos e apreciar sua beleza natural.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

O Grande Livro Da. Aúde. Natural. Segredos Da Cura

My Crespo Is Like a Queen (Boitata) Escrito com ganchos de sino e ilustrado por Chris Raschka é um daqueles livros divertidos de ler em voz alta. A rima tem letra para se orgulhar do cabelo como ele é e ressignificar preconceitos em um contexto de valorização como no verso “Pixaim, sim! Eu gosto dele do jeito que ele é!’ Junto com o poema, as ilustrações mostram as mais diversas formas de penteados e cortes de cabelo e as relações que surgem a partir desse símbolo de identidade. Este é o primeiro livro infantil do autor e nasceu em resposta a um episódio racista que presenciou em uma escola primária no Brooklyn, nos Estados Unidos, quando a professora leu uma história sobre cabelo “ruim” para as crianças.

“Amor pelo cabelo” (Gallera) Chegou o dia tão esperado e, como a data era importante, o penteado tinha que estar à altura. A pequena Zuri se dedicou a melhorar seu cabelo, que tem vida própria e é mágico, diz ela. No passado, a mãe cuidava deles. Agora ela teria que contar com a ajuda do pai, que não entendia muito de tranças, pentes e cremes. Em meio à frustração e incerteza pelos resultados insatisfatórios das primeiras tentativas, a cumplicidade do pai e da filha e um pouco de reforço dos tutoriais da internet resultam no penteado perfeito. Zuri estava pronto para o grande dia. O livro é inspirado no curta Hair Love, que ganhou o Oscar de melhor animação em 2020. Mais do que o penteado perfeito, essa narrativa nos conduz por caminhos de afeto. Escrito por Matheus A. Cherry e ilustrado por Vashti Harrison.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

“Com qual penteado devo ir?” (Aprimoramentos) Escrito por Ciusham de Oliveira e ilustrado por Rodrigo de Oliveira, o livro é uma forma de celebrar a beleza de cada criança, independentemente do penteado. O centenário de nascimento de Seu Benedito, bisavô da protagonista Aisha, é o cenário perfeito para uma história cheia de origens, diversidade e amor. Entre os muitos penteados que Aisha pode escolher e as várias virtudes que seu Benedito é dotado, “Qual Penteado Devo Usar?” traz uma narrativa sincera com ilustrações de várias crianças negras e seus penteados que valorizam as origens e a história de cada uma. Com prefácio da atriz Tais Araujo, o livro afirma: “Precisamos saber de onde viemos para entender quem somos e seguir o caminho que trilhamos”.

A Ilha Do Tesouro

Cabelos (Companhia das Letrinhas) “Era uma vez um menino chamado Radoberto. Ele tinha uma tesoura e adorava cortar. E assim, a pedido de um menino, o cabelo se tornou o assunto mais falado no reino. Por ela fazer os cortes mais incríveis, logo todos queriam um novo visual criado por sua tesoura. Incluindo o rei batendo na porta de Radoberto exigindo um corte adequado. O menino tinha o corte mais legal da história do cabelo mais legal, mas isso não foi o suficiente para agradar a vossa majestade, que no auge do seu autoritarismo proibiu tesouras e barbeiros no reino! Escrito e ilustrado por Jeffrey Fisher, um conto hilário sobre o conflito entre a tirania e a criatividade, tendo o cabelo como lema!

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

“Manual de Penteados de Crianças Negras” (Companhia das Letrinhas) Mais do que um manual, a pequena leitora encontrará um passo a passo para o autocuidado e o amor pelos cabelos cacheados. As autoras Joana Gabriela Mendez e Marie Santos se inspiram em suas próprias histórias para dar dicas de lavagem, secagem, styling e acessórios para todos os gostos. Fake moicano, black power, faixa de Pantera ou horror: o livro, ilustrado por Flávia Borges, traz à tona a história dos penteados, originários principalmente de diversas regiões do continente africano. Muitas dicas e curiosidades valiosas para deixar a criançada ainda mais envolvida em seus looks!

Queremos que todas as crianças apreciem identidades diferentes, por isso temos crianças que amam a si mesmas e a seus cabelos. É por isso que esta lista de livros infantis foi criada para amar, respeitar e valorizar todos os tipos de fios.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

O Livro Ilustrado Dos

De Realengo a Aracruz, ataques em ambientes escolares mostram como uma cultura de violência afeta diretamente as crianças

Brincar com bonecas pode aumentar a autoestima e desenvolver empatia nas crianças; com representatividade e inclusão, o jogo fica ainda mais…

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

A impressão é para sempre! Apagar as fotos e pedir desculpas não é suficiente para a Balenciaga mostrar que aprendeu a respeitar os direitos…

Curso De Cabelos Cacheados E Afros

Para os especialistas, o único consenso é que a proteção da criança e do adolescente é um dever de todos.A cultura africana chegou ao Brasil através das nações escravistas trazidas da África durante o longo tráfico negreiro transatlântico. A rica diversidade cultural da África, apesar de ter sido reprimida e desvalorizada por muito tempo, é muito presente na cultura brasileira. Os africanos trazidos para o Brasil trouxeram consigo suas crenças, rituais, suas línguas, receitas, arte, religião, artesanato, conhecimentos de diversas áreas, tradições, etc. A cultura africana, assim como a cultura indígena, foi reprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos eram repreendidos e obrigados a aprender o português, batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

Toda essa violência causa dor até hoje. Apesar de ser um país muito diverso em todas as áreas, o Brasil também é um país de pessoas preconceituosas. Dentre esses preconceitos, destaca-se o racismo. Nosso papel como educadores é conscientizar nossos alunos sobre o respeito, a tolerância, despertar o senso crítico, o senso cívico, valores básicos para o bom relacionamento na sociedade e também para um país mais justo e igualitário. Temos muito o que superar, consertar e trabalhar!

Então vamos ao post? Confira a história do livro Meninos de Todas as Cores da autora Luisa Duda Soares e baixe a atividade para trabalhar com sua turma!

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

Objetos Cortantes — Gillian Flynn

“Uau, ele não gosta do que vê. “De onde vieram tantos cachos?” ela vive para se perguntar. E encontra a resposta num livro em que revela a beleza da sua história e herança africana.

Essa linda história traz para a nossa sala de aula a cultura afro, a representação da menina negra, a superação do preconceito e a autoaceitação. Um enredo muito rico para trabalhar

Baixar O Livro Dos Cachos Pdf

Related Posts

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.*