Artesanias Del Pueblo Otomi C4b539bbc

Artesanias Del Pueblo Otomi – As mulheres Otomi são responsáveis ​​pela disciplina de vários ofícios na cidade, são especialmente hábeis na arte dos delicados desenhos em suas criações.

O artesanato é a segunda atividade econômica mais importante da cidade, mas também a maior geradora de renda. No fim de semana, em um dos municípios mais turísticos do México, os cariocas colocam peças de suas peças na praça para vender aos turistas.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Artesanias Del Pueblo Otomi

Da Otomi são vendidos na cidade, são bastante práticos e decorativos. Quem compra leva uma casa que pode levar até um mês para ser produzida.

The Best Places To Shop In Tulum, Mexico

Este material usado por mulheres também é feito. Sacos feitos de palha de trigo também são comuns no mercado.

Artesanias Del Pueblo Otomi

O trabalho do solo também é feito por nativos otomi. São vasos, potes e utensílios de cozinha que os moradores podem usar ou vender. Pode ser usado para armazenar água e preserva alimentos perecíveis por um curto período de tempo.

Molcajetes e matats produzidos no município de Ekambe são usados ​​para moer especiarias ou alimentos, outros itens também são feitos a partir deste material.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Museo Del Mundo » Muñeca #191

Finalmente, os Otomi são hábeis na arte da tecelagem, de lã ou outros materiais. Roupas feitas em teares especialmente projetados são um dos itens mais vendidos no mercado.

Os trajes tradicionais têm intrincados desenhos geométricos, arranjos florais ou motivos de animais que chamam a atenção de quem os vê.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Você também pode encontrar toalhas de mão feitas no município de Xonacatlán. Toalhas de mesa bordadas são comuns nesses mercados e vendem bem entre os turistas que visitam o local.

Otomies Fotografías E Imágenes De Alta Resolución

Desde a década de 1970, a campanha de promoção da cultura indígena do país asteca optou por apoiar os povos indígenas em seu artesanato. Para aumentar o turismo.

Artesanias Del Pueblo Otomi

É importante ressaltar que desde aquela década, a Otomi tem tido mais sucesso em suas vendas no mercado, mas ainda assim; Artesanatos raros são difíceis de vender hoje.

É por isso que a Otomi insiste em abrir cedo e fechar tarde para expor suas criações ao maior número de pessoas possível.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Español) Reclamos De La Comunidad Indígena Otomí: El Diálogo Con El Inpi

Os ofícios dos povos indígenas do México certamente são semelhantes, pela proximidade com a paisagem que tiveram ao longo de sua história e pelas relações comerciais em um passado distante.

Os Otomi possuem estilos semelhantes a outros estilos da região e diferem principalmente na complexidade de seus desenhos.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Impressiona o esforço que colocam na criação destes motivos, com entalhes geométricos que têm como principal característica a simetria. Este intrincado padrão pode ser encontrado em todos os seus itens decorativos.

Artesana Ofrece Muñecas Otomíes En El Mercado Juárez

Também é característica do povo Otomi a decoração com bonecas de pano, que são brinquedos recebidos de presente para as crianças. Colecionadores e turistas são os principais compradores desses itens. San Nicolas, México – Origens de designs distintos em tecidos delicados feitos em San Nicolas, uma pequena cidade nas terras altas do centro do México. Mas para Glafira Candelaria José, que teceu essas imagens ao longo de sua vida, só existe uma fonte.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Parece que as forças espirituais criam figuras que brilham através do tecido dos artesãos da comunidade Otomi. Produzido nesta área. Além disso, muitas estruturas vivas são inspiradas no influxo da flora e fauna locais: veados, pássaros coloridos, pumas e raposas.

Nos últimos anos, artesãos que trabalham em San Nicolás e outras cidades centradas na principal cidade da região, Tenango de Doria, no estado de Hidalgo, transformaram seu comércio de subsistência em uma indústria artesanal.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Conoce Las Tradiciones De Los Otomíes En Querétaro

Os tanangos, como são chamados os bordados, evoluíram para trabalhos com detalhes infinitos chegando ao mercado mundial.

Durante o último mês, várias marcas internacionais anunciaram produtos com os ornamentos emblemáticos dos Otomes, mas não mencionaram que são de Tenango de Doria ou que têm origem nesta cultura.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Tecidos com padrões de bordados distintos feitos em San Nicolas, México. Crédito… Celia Talbot Tobin para The New York Times

Plasma Identidad Y Tradición Otomí En Prendas De Vestir

O eufemismo usado para o ocorrido é “apropriação cultural”. Nas aldeias locais, onde as crianças começam a tecer antes de aprender a ler, as pessoas chamam isso de mentira

Artesanias Del Pueblo Otomi

Apesar de sua abundância, esta parte do México é amplamente negligenciada e seu patrimônio subestimado. A pobreza extrema forçou muitos Otomi a imigrar para os Estados Unidos, a única saída de uma infância de fome e privação.

As pessoas aqui ainda falam Otomi, uma língua indígena, embora o espanhol ainda seja falado na maioria das regiões.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Español 4to. Grado

No entanto, nada as impediu de continuar a bordar com imagens atraentes decorando colchas, tapetes, almofadas, roupas e até brincos.

Os desenhos coloridos pelos quais Tenango de Doria é famoso podem ser vistos por toda a cidade.

Artesanias Del Pueblo Otomi

“É o que sempre fazemos”, disse Angelica Martinez Garcia, de 37 anos. “Minha mãe costumava nos acordar às quatro da manhã e começar a tecer. Todo fim de semana ele vende toalhas de mesa e felizmente temos comida suficiente.”

Noticias Y Turismo En Querétaro

Agora, a proliferação de falsificações de seu trabalho em todo o mundo levou o secretário de cultura do México a escrever uma carta severa às principais casas de moda e iniciar um novo debate sobre como proteger a propriedade intelectual das comunidades indígenas.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Muitos artesãos de tanango começaram a registrar seus projetos sob a lei mexicana de direitos autorais. Entre eles está Adalberto Flores, que há três anos moveu uma ação contra a Nestlé por vender canecas de cerâmica parecidas com as suas. A empresa nega irregularidades e o caso não foi resolvido.

Neste verão, outra empresa, a Benetton, usou uma imagem de Tenango em um maiô. A empresa alegou que o projeto “nasceu de uma pesquisa na Internet” e que “seu departamento de produção desconhecia o trabalho tradicional dessa comunidade”.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Queretanas Digitalizan Y Rescatan Legado Artesanal

Alma Euridea Santos Modesto, integrante de um grupo de artesãos da cidade vizinha de El Decena, comentou que a visibilidade proporcionada por marcas globais com desenhos Otomi “torna nosso trabalho mais avançado”. Mas ele acrescentou: “Seria bom se eles nos considerassem. Talvez nos deixe trabalhar um pouco mais.”

O estilo moderno com características regionais é encontrado não só em tecidos, mas também em chapéus, sapatos e canecas.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Há alguns anos, seu grupo criou bolsas bordadas para Carolina Herrera. Mas, recentemente, a mesma casa de moda usou o logotipo da Tenango em sua coleção de 2020 sem dar nenhum crédito. Após reclamação do secretário de cultura, a empresa disse que seus designers “querem mostrar profundo respeito” pelo artesanato mexicano.

La Teotlalpan: Historia, Arqueológica, Poblaciones Y Cartografía.

A tradição do tanango é nova para os padrões mexicanos, os Otomi ou Hanhnu, como eles se autodenominam, desenvolveram esse símbolo único ao longo de sessenta anos.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Marta Turok, cientista e especialista em arte tradicional mexicana, disse que algumas das imagens podem vir de pinturas rupestres ou representações de cerimônias de cura realizadas por curandeiros locais, que eram os primeiros artesãos.

Mas o povo Otomi fortaleceu suas estruturas com novas experiências, incluindo a migração, disse Diana Macho Morales, cientista social da Escola Nacional de Antropologia e História que pesquisou a comunidade.

Artesanias Del Pueblo Otomi

City Tour Mexico

Junto com fotos coloridas de plantas e animais, Macho encontrou algumas surpresas: uma girafa de um anúncio de nutrição do governo e o Incrível Hulk.

Para a maioria dos artesãos, uma conexão unilateral com a indústria da moda internacional nada mais é do que uma nota de rodapé, uma distração das verdadeiras preocupações da vida.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Uma bordadeira pesada ganha menos de dez dólares para bordar um quadrado. Do tamanho de um travesseiro pequeno. Alguns artesãos, também conhecidos como “caricaturistas”, desenham em tela e ganham muito dinheiro. Alguns cartunistas, cujos desenhos se tornaram famosos, sonham em ter seu trabalho conhecido por um público global.

Se Roban Extranjeros Artesanías Mexiquenses Y Las Patentan

Flores, dono da Nestlé, é cartunista. Ele passou parte do ano trabalhando como paisagista na Carolina do Norte. “Quero voltar, mas para mostrar meu trabalho com uma marca e conseguir um visto”, disse.

Artesanias Del Pueblo Otomi

Ezequiel Vicente José, professor aposentado, é o melhor cartunista da comunidade. Ele tem um estilo diferenciado e costuma acrescentar imagens da atividade humana às suas composições: plantio de milho, casamentos, Dia dos Mortos, “uma infinidade de coisas”, diz.

Vicente acha que se o comércio puder ser mais benéfico para as pessoas

Artesanias Del Pueblo Otomi

Actividad Económica Otomí

Related Posts

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.*