
Artesanias De Los Otomi – O grupo Otomi é uma população que vive em várias partes do centro do México, do norte de Guanajuato ao sudeste de Tlaxcala. Segundo estatísticas da Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas, a maioria deles está concentrada nos estados de Hidalgo, México e Quereto. E a partir do censo de 2000, havia 646.875 pessoas vivendo na República Mexicana Otomi, tornando-os o quinto maior povo indígena do país.
A língua deles é Otomi, mas apenas cerca de metade de toda a população Otomi a fala. Essa língua tem um alto nível de dificuldade devido à forma como é falada dependendo da região, dificultando o entendimento dos próprios Otomi.
Artesanias De Los Otomi
O povo Otomi tem ricas atividades artesanais, agregando valor à nação colorida do México, já que sua língua, assim como sua arte e tecidos são diferentes. Na ocasião, ele falará sobre sua roupa chamada “Tanagos”.
Muñeca Otomi / Mexican Folk Art Doll
Tenango é um bordado originário da cidade de San Nicolás, no município de Tenango de Doria, região de Otomi-Tepehua, estado de Hidalgo. Essas atividades começaram naquela cidade há 55 anos e agora cerca de 6.000 pessoas (mulheres, crianças e homens) de diferentes partes desta região de Otomi-Tepehua vivem sua vida cotidiana, ou seja, plantio, colheita, plantas, animais, costumes da região ( água pedido, casamento) e alebridges, razão pela qual podem ser considerados sinais fidalgo hoje.
A manta tanango é costurada em linho, seda ou algodão, que pode variar de cor, sendo a branca a mais comum, marrom e preta. Os fios utilizados são de algodão e de diversas cores como azul, amarelo, marrom, verde, vermelho, cinza, combinando-os em diferentes figuras ou representações, mas bordados na mesma cor. Já corresponde à originalidade e criatividade de cada artesão, para quem são uma arte única e repetível. Tanango pode vir em formas tradicionais como tiras, quartos, metros, toalhas de mesa e agora eles querem diversificar seus desenhos fazendo bolsas, mochilas, saias, carteiras e bolsas.
Devido ao grande impacto visual, esses tecidos tornaram-se mundialmente famosos, embora isso tenha levado seus designs a serem roubados por grandes empresas. Por esse motivo, atualmente as bordadeiras se reúnem em pelo menos três cooperativas, recebendo assim o título de símbolos coletivos como “Tenangos Bordados de Hidalgo”, “Bordadeiras Unidas” pelo Instituto Mexicano de Propriedade Industrial (IMPI). .
This Mexican Village’s Embroidery Designs Are Admired (and Appropriated) Globally
Convidamos você a descobrir e abraçar esses icônicos artesanatos mexicanos, feitos à mão com coração e alma. Um legado da cultura Otomi! SAN NICHOLAS, México — Há um mistério por trás da origem das formas distintas retratadas no bordado elaborado costurado em Pinprick San Nicolás, uma aldeia montanhosa nas terras altas do centro do México. Mas para Glaphyra Candelaria José, que costurou aqueles quadros a vida inteira, só existe uma fonte.
Uma carga espiritual anima as figuras esvoaçantes nos tecidos produzidos na região por artesãos da comunidade Otomi local. E muitas das formas vivas são inspiradas na vegetação local e na vida selvagem que ali se abriga: veados, pássaros coloridos, pumas e chacais.
Nas últimas décadas, os artesãos que trabalham em San Nicolás, no estado de Hidalgo, e em outras aldeias ao redor da principal cidade da região, Tenango de Doria, transformaram o ofício que praticam para sobreviver em uma indústria artesanal.
Panchita Mexican Otomi Doll
Os Tenangos, como eram chamadas as peças bordadas, evoluíram para trabalhos ricamente detalhados que atingiram o mercado mundial.
Nos últimos meses, grandes marcas internacionais anunciaram produtos adornados com as distintas estátuas dos Otomis sem citar Tenango de Doria ou Otomi como sua origem.
Têxteis em um estilo típico de bordado em San Nicolás, México. Crédito… Celia Talbot Tobin para The New York Times
Muñeca Lele Otomí, Artesanía 100% Mexicana Elaborada En Toluca
A frase educada para isso é apropriação cultural. Nas aldeias locais, as crianças começam a bordar antes de aprender a ler, as pessoas chamam isso de plágio.
Esta parte do México é amplamente negligenciada por sua grandeza e seu patrimônio é negligenciado. A pobreza extrema forçou muitos Otomi a migrar para os Estados Unidos, a única maneira de sobreviver a uma infância faminta e descalça.
Apesar de dar lugar ao espanhol em muitas áreas, as pessoas aqui ainda falam a língua tonal local, Otomi.
El Inicio Del Mundo Como Lo Conocemos. OtomÍ
Porém, nada o impediu de bordar com sua grande visão, decorando colchas, tapeçarias, almofadas, roupas e brincos.
As evidências dos padrões de design coloridos pelos quais Tenango de Doria é famoso podem ser vistas como decorações em edifícios por toda a cidade.
“É o que sempre fizemos”, disse Angélica Martínez García, de 37 anos. “Todo fim de semana minha mãe vendia toalhas de mesa e tínhamos o suficiente para comer.”
Chelita Mexican Otomi Doll
Agora, os imitadores internacionais geraram cartas contundentes do ministro da Cultura do México e um debate renovado sobre como proteger a propriedade intelectual das comunidades indígenas.
Alguns artistas de Tenango começaram a registrar seus projetos sob a lei mexicana de direitos autorais. Entre eles estava Adalberto Flores, que há três anos entrou com uma ação criminal contra a Nestlé por vender uma caneca de cerâmica com sua imagem. A empresa negou qualquer irregularidade e o caso permanece sem solução.
Outra empresa, a Benetton, usou o que parecia ser uma estampa de tango em trajes de banho neste verão. A empresa disse que o design foi “resultado de uma pesquisa online” e que seu departamento de produtos não conhecia o trabalho tradicional da comunidade.
El Tenango, El Estilo De Bordado Otomí Que Está Conquistando Al Mundo
Alma Yuridia Santos Modesto, que faz parte de um coletivo de artesãos no vilarejo vizinho de El Decena, disse que a visibilidade de marcas globais usando designs Otomi “dá um grande impulso ao nosso artesanato”. Mas, ela disse: “É bom nos considerar. Pelo menos nos dando um pouco mais de trabalho. “
Seu conjunto bordou uma bolsa para Carolina Herrera alguns anos atrás. Mas, recentemente, a mesma casa de moda usou a iconografia do tango em sua coleção resort 2020 sem nenhum crédito. Após uma reclamação do ministro da cultura, a empresa disse que queria “mostrar seu profundo respeito” pelo “artesanato mexicano” de seu designer.
A tradição Tenango é relativamente nova para os padrões mexicanos, desenvolvendo sua iconografia singular na década de 1960, com os Otomi ou Hannu, como eles se autodenominam.
Muñeca Otomí: Artesanía Emblemática De Amealco, Querétaro
Marta Turok, antropóloga e especialista em arte popular mexicana, disse que algumas das imagens podem ter sido tiradas de pinturas rupestres próximas ou de representações de cerimônias de cura praticadas por xamãs locais, que estavam entre os primeiros artistas.
Mas os Otomi estão enriquecendo seus projetos com novas experiências, incluindo a migração, disse Diana Maco Morales, antropóloga social da Escola Nacional de Antropologia e História que pesquisou a comunidade.
Juntamente com imagens estilizadas de flora e fauna, a Sra. Mako encontra surpresas: uma girafa, comida saudável e uma imagem tirada de uma campanha do governo para o Incrível Hulk.
Las Tradiciones De Los Otomíes De Querétaro, Patrimonio De La Humanidad
Nas últimas décadas, artesãos que trabalham em San Nicolás e outras aldeias ao redor da principal cidade da região, Tenango de Doria, foram retratados aqui, transformando o ofício que praticavam para sobreviver em uma indústria artesanal. Crédito… Celia Talbot Tobin para The New York Times
Para muitos artesãos, uma conexão unidirecional com a moda internacional nada mais é do que um complemento, desviando a atenção da real preocupação de como ganhar a vida.
Costureiras pesadas ganham menos de US$ 10 para bordar um quadrado do tamanho de uma pequena almofada. Alguns artistas chamados de “cartunistas” ganham mais desenhando desenhos em tecido. Alguns cartunistas, cujos desenhos são bem conhecidos, sonham em mostrar seu trabalho para um público global.
Otomi Mexican Textile. Otomi Rainbow Of Colors
O Sr. Flores é um cartunista lutando contra a Nestlé. Ele trabalhava como paisagista na Carolina do Norte todos os anos. “Quero voltar – mas desta vez com uma marca e com a Visa para apresentar o meu trabalho”, disse.
Ezequiel Vicente José, professor aposentado, é um dos cartunistas famosos da vila. Ele desenvolveu um estilo distinto, adicionando regularmente imagens da atividade humana às suas composições: cortar madeira, plantar milho, casamentos, o Dia dos Mortos – “uma infinidade de coisas”, diz ele.
O Sr. Vicente acredita que se os artesãos puderem chegar a um acordo sobre preços e se unirem para “como melhorar os designs”, o artesanato pode fornecer sustento para mais pessoas.
Artesanías Otomíes: Bolsas, Mochilas, Sombreros, Accesorios Y Más
Carnaval em Tenango de Doria. Os Bordados Tenango continuam a incorporar a modernidade nas imagens utilizadas em seus desenhos.
Mesmo com a perspectiva coletiva, os artesãos rurais ainda sofrem com a falta de infraestrutura mínima. Não há uma única agência bancária em todo o município de Tenango de Doria. A estrada para San Nicolas é asfaltada, mas a maioria das outras aldeias fica no final de estradas de terra.
Isso deixou muitos artesãos sem outra opção a não ser vender para intermediários.
Leave a Reply